INFORMAL - DOMINGO -28/09/2008
De Orlando Duarte
Clássicos que agitam o Brasil
Quatro clássicos regionais agitam o Campeonato Brasileiro neste domingo, fora outros jogos decisivos e tradicionais, como São Paulo x Cruzeiro e Náutico x Palmeiras.
O primeiro é nada mais, nada menos que o Gre-Nal, que tem histórias emocionantes, históricas, como a escrita em 1989, no que ficou conhecido como o Gre-Nal do século, quando o atacante Nilson fez dois gols e virou uma partida quase perdida para o Inter, que tinha um jogador a menos, já que Casemiro havia sido expulso.
Naquele jogo, Nilson virou herói da nação colorada. Entrou com a perna direita enfaixada para despistar os adversários, que bateram o jogo inteiro nela, sendo que a esquerda é que estava machucada.
O Inter venceu por 2 a 1, garantiu vaga na Copa Libertadores do ano seguinte e foi à final do Brasileirão, dias depois, perdida para o Bahia.
Já o tricolor também teve suas histórias de vencedor, como um domingo ensolarado, 21 de junho de 1999, quando Dunga, capitão colorado, foi aterrorizado com as jogadas de efeito de um garoto habilidoso e nome de craque: Ronaldinho.
Na mesma tarde, Ronaldinho aplicou um lençol e um elástico diante de Dunga, pra delírio dos presentes ao Monumental Olímpico, que ainda viram um gol dele, aos 44 minutos do segundo tempo, que garantiu o título gaúcho de 1999.
Santos x Portuguesa
No Campeonato Paulista de 2006 o Santos foi campeão com uma vitória contra a Portuguesa, que acabou rebaixando o time do Canindé.
Não será fácil jogar na Vila, mas a Lusa quer respirar na tabela, para isso, precisará vencer o Peixe, que conta com o apoio da torcida para também se distanciar da zona de rebaixamento.
Vovô
O clássico mais antigo do futebol brasileiro, Fluminense e Botafogo, apresenta o tricolor lutando desesperadamente contra o rebaixamento e o Botafogo ainda pelo título.
A Libertadores deste ano foi um verdadeiro desastre para o Fluminense, que até aqui, não se encontrou. Por outro lado, a eliminação na Copa do Brasil e o vice-campeonato Carioca despertaram o Botafogo, que se organizou e voltou a apresentar um futebol lindo de ver.
“Atletiba”
A violência no futebol está presente em todo o Brasil. Quando o assunto é Atlético/PR x Coritiba a preocupação é ainda maior por envolver duas grandes torcidas do mesmo estado.
Espera-se que não haja violência, como antes da partida entre Atlético/PR x Grêmio semana passada e que, dentro de campo, também, o futebol seja de ótimo nível.
Vantagem?
Dos próximos 11 jogos, o Flamengo jogará sete no Rio de Janeiro, sendo dois clássicos, contra Vasco e Botafogo.
Alguns dizem que o rubro-negro pode levar vantagem nesta reta final de Brasileirão, mas se esquecem que outros times jogarão no Rio de Janeiro, como o Palmeiras, que luta pelo título e não deve entregar o jogo mesmo jogando no Maracanã.
Racismo
Se no esporte o uso de drogas é condenado, o racismo também é algo que não deve ganhar espaço.
A Fifa tomou uma medida importante para conter o racismo, multando a Federação Croata de Futebol em € 15 mil (cerca de R$ 40 mil) pelo comportamento racista da torcida local durante a partida contra a Inglaterra, em 10 de setembro.
Alguns torcedores presentes ao Estádio Maksimir, em Zagreb, dispararam palavras de cunho racista ao atacante inglês Heskey, após falta em Niko Kovac, capitão da seleção local.
Visite o novo site: www.culturaesportiva.com.br
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário