Informal (sexta-feira – 12/09/2008)
De Orlando Duarte
Equilíbrio no Brasileirão e nas Eliminatórias
O Campeonato Brasileiro 2008 é, de longe, o mais equilibrado da era dos pontos corridos, assim como as Eliminatórias para a Copa de 2010.
Tanto na América do Sul como na Europa, grandes seleções sofreram para superar adversários desconhecidos, com pouca tradição no futebol. Outras, sequer passaram de empates, como o Brasil, em casa, diante da Bolívia, a Argentina, contra o Peru, e a Alemanha, diante da Finlândia.
Isso sem falar em Portugal, agora comandado por Carlos Queiroz, que vencia a Dinamarca até os acréscimos, mas sofreu uma surpreendente virada.
Até aqui, o único que está mantendo equilíbrio de atuação é o Paraguai, líder das Eliminatórias sul-americanas. Outros, como Brasil e Argentina, que contam com diversos jogadores que atuam no futebol europeu, jogam coma cabeça em outro lugar e isso facilita para quem se prepara adequadamente e focado num só objetivo.
Temos que considerar, também, que hoje, não há um time/seleção que não saiba, com um preparo-físico fantástico, conter qualquer tipo de time. Seleções, antes desprestigiadas, estão jogando melhor.
Brasil
A culpa pelo péssimo desempenho do Brasil não é só do Dunga, mas também dos jogadores, que se reúnem para brincar e falar em goleada, e da mídia, que vai na onda. Temos que ver, de fato, quem quer jogar na seleção, pois está faltando vibração.
Depois de 3 a 0 contra o Chile, empatar com a Bolivia no Engenhão é um fracasso sem precedentes. Fracassos acontecem, mas depois da vitória em Santiago, em que os jogadores se uniram para falar que estavam chateados com a desconfiança que os rodeia, com as críticas do presidente Lula, deveriam se unir, também, para vencer a Bolívia.
Público
O público compareceu em número inexpressivo no jogo entre Brasil e Bolívia não apenas pelo alto preço dos ingressos, como também pelo horário do jogo, já que o Estádio João Havelange não tem acesso tão fácil por parte dos torcedores como, por exemplo, tem o Maracanã.
Destaque
O brasileiro naturalizado espanhol, Marcos Senna, voltou a ser destaque na Fúria, agora pela ótima atuação e belo gol que fechou a goleada diante da Armênia pelas Eliminatórias européias.
Disse durante a Euro, que o jogador era peça-chave para o técnico Aragonés e, pelo visto, continua, agora com Vicente Del Bosque, tendo papel fundamental no sucesso da seleção espanhola.
Recuperação
Anderson Varejão, brasileiro que atua pelo Cleveland, na NBA, está se recuperando no Palmeiras. É bom que um jogador importante como Anderson esteja de volta ao Brasil e utilize a estrutura de um clube como o Palmeiras.
Espera-se que ele volte, assim como os demais que atuam na NBA, a defender o Brasil, pois o basquete precisa de modificação, um ânimo extra para voltar a ser forte.
Lançamento
Foi um sucesso o lançamento do livro “Na Mesma Sintonia – O rádio na vida e na obra de Orlando Duarte”, em que destaco a Chico Barbosa a importância do rádio, este meio de comunicação de maior cobertura no planeta, em minha vida.
Um livro da Editora Senac de São Paulo, recomendado a todos os amantes do rádio e àqueles que queiram saber um pouco mais sobre minhas aventuras radiofônicas.
Visite o novo site www.culturaesportiva.com.br - Livros, DVDs e Cds esportivos.
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário