if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 25 de outubro de 2008

Informal (sábado –25/10/2008)

De Orlando Duarte



Emoção até o fim

Não tenho dúvidas de que este Campeonato Brasileiro é o mais equilibrado de todos os tempos. Ainda restam oito rodadas, pois a 31° será finalizada hoje, já que neste domingo teremos o segundo turno das eleições municipais.

Podemos observar na tabela de classificação que cinco times brigam diretamente pela taça: Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras. Botafogo, Internacional e Coritiba correm por fora, mas não deixam de equilibrar, ainda mais, o já disputadíssimo Brasileirão.

O Palmeiras, por exemplo, era o líder há duas rodadas, mas agora está fora até do G-4, não em pontos, já que está empatado com Cruzeiro e Flamengo, mas nos critérios de desempate. Uma vitória fora de casa diante do ameaçado Fluminense coloca o Verdão na vice-liderança, podendo alcançar o topo já na próxima rodada, quando enfrenta o Goiás, em São Paulo.

Ainda teremos mudanças na ponta, com o próprio São Paulo assumindo a liderança e até mesmo o Cruzeiro, mas tudo deve ser decidido, com muita emoção, apenas na última rodada.

História

Palmeiras e Fluminense já se enfrentaram 87 vezes na história e o time paulista tem vantagem, com 50 vitórias contra 23.

Lembro-me de muitos jogos entre tricolor carioca e alviverde paulista. Um, em especial, aconteceu em 2001, no Palestra Itália e o Flu venceu por 6 a 2. Foi um jogo incrível, que o Palmeiras, à época treinado por Márcio Araújo não viu a cor da bola e o trio Roger, Roni e Magno Alves fez festa em pleno Palestra.

Em 2001, o Fu lutava pela classificação, mas agora terá que vencer, em casa, para escapar do rebaixamento, tão temido pela torcida tricolor.

Ao Rei

Nesta semana Pelé completou 68 anos. Trata-se de uma figura importantíssima para o esporte mundial e que deverá ter papel significativo para que o Brasil organize uma grande Copa do Mundo em 2014.

Já escrevi três livros sobre o rei e fico imensamente feliz pelo aniversário do maior jogador de futebol que muitos tiveram a oportunidade de ver jogar.

Reação

O jogo Botafogo x Ipatinga é interessante, pois ambos os times tentam manter suas pretensões na competição.

A equipe mineira, que voltou a ser reserva no Brasileirão, quer manter o bom futebol das últimas rodadas que fez, inclusive, o torcedor sonhar com a permanência do clube na primeira divisão.

Já o Botafogo, tenta juntar os cacos após mais uma derrota na Argentina, pela Copa Sul-Americana, e a crise pelo atraso nos salários.

Pressão

O Cruzeiro, pressionado pelas vitórias de Grêmio, São Paulo e Flamengo, sofrerá uma pressão, também, do torcedor do Atlético Paranaense no jogo em Curitiba.

Jogar na Arena não é fácil, ainda mais quando o Furacão luta desesperadamente contra o rebaixamento.

Calma

Para manter-se na faixa intermediária da tabela e não se preocupar com a zona de rebaixamento, o Atlético precisa vencer o Internacional no Mineirão, pois terá Coritiba, Sport, Vitória e Grêmio fora de casa nesta reta final de Brasileirão.

Na Vila

O Figueirense tem que se preocupar muito mais que o Atlético/MG. Primeiro, porque tem 34 pontos e os times de baixo podem encostar nesta rodada. Depois, porque encara o embalado Santos na Vila Belmiro.

Jogo do desespero

Náutico e Portuguesa farão um jogo de seis pontos, já que ambos, apesar de não estarem na zona de rebaixamento, estão muito próximos e um deles pode até retornar se for derrotado.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: