if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Informal

De Orlando Duarte





Dois campões

O GP Brasil de F-1 tinha todos os ingredientes possíveis para uma grande decisão. Primeiro, um piloto prestes a se tornar o mais novo campeão de todos os tempos, e que viveu um pesadelo na temporada passada. Do outro lado, o brasileiro Felipe Massa, correndo em casa, com o apoio da torcida, disposto a repetir Ayrton Senna, tricampeão mundial.

Na última prova de 2008, ambos mostraram porque brigaram até o fim. Massa e Hamilton são talentosos, competitivos e têm bons carros. Em 2009, devem novamente brigar pela taça, assim como Alonso, que acertou seu Renalt, e Raikkonen, que não fez boa temporada e tentará se recuperar.

A vitória de Felipe Massa foi digna de Fittipaldi, Ayrton e Piquet, brilhante. Não fossem as falhas da Ferrari no ano, ele seria campeão, sem dúvida alguma. O brasileiro também é campeão, pois provou ser vencedor.

Campeão é aquele que faz uma boa temporada, como fez Hamilton, mas como não deixou de fazer Felipe Massa. Temo, sim, no País, mais um ídolo no automobilismo.

Glock

Se o alemão Timo Glock tivesse pneu de chuva, Massa seria campeão. Muitos se revoltaram, dizendo que Glock entregou o título. Isso é um absurdo, pois com o pneu para pista seca chegar na 6ª colocação foi um feito histórico.

Vettel

Outro alemão, extremamente habilidoso e que dará muito trabalho ao campeão Hamilton e ao próprio Massa, é Sebastian Vettel, que por muito pouco não fez de Massa o campeão.

Pelo menos foi íntegro e fez sua parte, ultrapassando Hamilton a duas voltas do fim.

Histórico

Marílson dos Santos foi brilhante na Maratona de Nova York. Em Pequim, ele lamentou o mau resultado, mas ganhou pela segunda vez em Nova York, provando que o que aconteceu em Pequim foi por acaso.

Para se ter idéia da superioridade do brasileiro, seu tempo foi de 2h08m43s, contra 2h13m10s do queniano Paul Tergat, um dos melhores corredores do mundo, que chegou em 4º lugar.

Natação

O Brasil está começando a aparecer na natação, o que é muito bom. No Mundial, em Cingapura, nosso Thiago Pereira conquistou dois ouros nos 100 e 200m medley e encheu o país de orgulho.

Fabíola Molina, Rodrigo Castro e Eduardo Fisher também conquistaram medalhas importantes e mostraram que os bons resultados de Cielo na Olimpíada de Pequim podem ter sido o primeiro passo para muitas outras conquistas da natação brasileira.

Palmeiras

O time alviverde conseguiu uma vitória espetacular em Santos, mas a confusão entre árbitro, jogadores e o técnico Vanderlei Luxemburgo foi desnecessária.

O técnico palmeirense, aliás, tem que ficar no banco de reservas, não pode invadir campo e poderá até ser punido por isso.

Escola

O que me impressionou na partida Santos 1 x 2 Palmeiras foi a atuação do goleiro Bruno, que mostra a eficiência do trabalho de formação de goleiros do Palmeiras.

Marcos, revelado pelo clube, tem muito a ensinar e sua presença é extremamente positiva para os goleiros mais novos, como Bruno, que parece seguir seus passos, e Deola, 3º goleiro, que tem um futuro brilhante.

Dagoberto

Esse rapaz aos pouquinhos está voltando a jogar o que jogou no passado. É um ótimo jogador e pode levar o São Paulo ao tricampeonato, hexa em sua história.




Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: