Informal
De Orlando Duarte
O lado positivo dos amistosos
Muitas pessoas não dão aos amistosos internacionais a devida importância. Mas eles servem, sim, para entrosar as seleções, que podem ganhar confiança, prestígio e, além de tudo, têm a oportunidade de vislumbrar a Copa do Mundo de 2010, já que estes jogos servem como testes.
Para o Brasil, que venceu a forte seleção portuguesa, ficou uma lição: nem Dunga é tão ruim, nem os jogadores são extraordinários, até porque um amistoso apenas não pode servir de parâmetro, mas ajuda a melhorar esquemas, ajustar posições e nomes nas seleções.
Já para Portugal, que via seu treinador pressionado a alguns jogos, um resultado ruim diante de uma seleção tradicional como a brasileira, pode custar muito caro.
Jogadores não devem abandonar o barco, até porque o time é muito bom e conta com estrelas como Cristiano Ronaldo e Deco, mas o treinador pode não ter a tranqüilidade suficiente para desenvolver um bom trabalho.
Mantido
No que depender da opinião do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, Dunga continuará no comando-técnico da seleção brasileira em 2009.
Para o rei, Dunga ganhou a Copa América e faz um trabalho satisfatório, mesmo pensamento, por exemplo, de ninguém menos que Ricardo Teixeira, que já garantiu o treinador para a próxima temporada.
Nomes
São muitos os nomes que apresentam condições para substituir Dunga: Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, o próprio Felipão, que já deu a entender que não volta a comandar a seleção brasileira, bem como Mano Menezes e Abel Braga.
Todos eles são vencedores, campeões nas equipes que comandaram, mas que devem esperar um pouco mais para surgirem como candidatos oficiais.
Estréia
Pintado mostrou ter estrela, mesmo que do banco de reservas, em sua estréia como técnico do Figueirense.
A equipe de Florianópolis estava a sete partidas sem vencer e conseguiu, de forma heróica, uma vitória por 4 a 3 diante do Náutico, adversário direto na luta para permanecer na elite do futebol brasileiro.
Além de ter sido ótimo jogador, cuja principal característica era a marcação implacável, Pintado prova ser um técnico batalhador, que está buscando seu espaço.
Mesmo se o Figueira cair, e vai lutar para que isso não aconteça até a última rodada, a diretoria do clube deveria manter o treinador para 2009, já que um bom planejamento pode fazer com que o time tenha um ano melhor do que 2008.
Corda no pescoço
Para ainda sonhar com a Série-A em 2009, a Portuguesa tem que vencer o Goiás hoje no Canindé. Não pode pensar em outra coisa a não ser num resultado positivo, que mesmo assim deixará a Lusa entre os quatro últimos, mas será importante para que as chances de escapar do rebaixamento ainda existam, mesmo que remotas.
Futuro
Já pensando em 2009, Santos e Coritiba querem apagar o que fizeram de errado no Brasileirão. Já que está garantido na Copa Sul-Americana e jogando em casa, o coxa quer vencer mais uma, enquanto o peixe deposita suas fichas em Kléber Pereira, que pode ser artilheiro da competição.
No Paulistão, a artilharia escapou por muito pouco, já que ele foi ultrapassado pelo palmeirense Alex Mineiro, mas as chances, agora, são maiores.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário