if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 20 de dezembro de 2008

Informal
De Orlando Duarte



Título mundial em jogo

Amanhã, por volta das 8h, torcedores da Liga Deportiva Universitária, de Quito, Equador, estarão ansiosos para acompanharem a final do Mundial de Clubes. Os ingleses também, mas não na mesma proporção.

É claro que a Champions League para os clubes europeus é mais importante que o próprio Mundial, mas desde 2000, quando o Real Madrid foi derrotado pelo Boca Juniors numa final em que Riquelme e Martín Palermo só não fizeram chover, os adversários dos sul-americanos vendem caro uma derrota.

Foi assim no confronto Liverpool x São Paulo e também no Barcelona x Internacional. Isto sem contar no Milan, que jogou o que pôde para derrotar o Boca Juniors, ano passado.

O próprio Manchester mostrou seriedade no duelo semifinal contra o Gamba Osaka, em que venceu por 5 a 3 e se garantiu na final.

Foi interessante ver a entrevista de Cristiano Ronaldo após a partida, em que ele afirma que a LDU é uma “equipe fantástica”. Isso quer dizer que o Manchester tem consciência de sua superioridade, mas não deixa o respeito de lado.

Sim, é possível

A frase acima demonstra a sensação no Equador. Os jornais do país destacam o jogo coletivo e que explora os contra-ataques da LDU. Para a imprensa, o Manchester é bom, mas pode se assustar com a força do campeão da Libertadores.

Melhor

Cristiano Ronaldo já ganhou a Bola de Ouro e espera ser eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo, em 2008. A eleição será apenas e, janeiro e, até por isso, Ronaldo quer fechar 2008 com chave de ouro, conquistando mais um título pelo Manchester United.

Adeus

Alex Mineiro não é mais jogador do Palmeiras. O atleta andou meio sumido da reta decisiva do Brasileirão, exatamente quando o alviverde mais precisou de seu artilheiro.

Agora, em Porto Alegre, tentará reviver o bom primeiro semestre que teve no Palmeiras, quando foi artilheiro do Paulistão.

Pressão

Se Alex foi embora do Palmeiras porque a torcida espera nomes de peso, como Keirrison, e a pressão em cima dele poderia aumentar, é bom pendurar as chuteiras ou aceitar uma proposta do Qatar ou até dos Emirados Árabes, onde a pressão é bem menor.

Reforços

Em entrevista à Rádio Trianon, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, disse que o clube conta com Miranda e Hernanes como reforços da equipe para a disputa da Libertadores.

São, de fato, ótimos jogadores, que podem fazer a diferença a favor do tricolor do Morumbi, que lutará pelo tetracampeonato continental.

Altitude

O Palmeiras jogará em Potosi, a quase 4 mil metros de altitude, algo desumano com os atletas, que deveriam se impor e não atuar em partidas como esta.

Sempre fui e continuo sendo contra os jogos em locais como este ou La Paz, Quito, que colocam em risco a saúde do esportista.

Mestre

Zagallo aconselhou Adriano: “a noite não faz bem”. Ele está certo. Ninguém melhor que um campeão do mundo como treinador e jogador, para torcer e puxar a orelha de qualquer atleta brasileiro em atividade.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: