if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 28 de dezembro de 2008

Informal

Orlando Duarte

Nova safra gremista


O Campeonato Brasileiro Sub-20, encerrado no último domingo, reservou momentos maravilhosos para a torcida do Grêmio, que compareceu aos jogos, empurrou o time e viu brotar novos talentos para um futuro muito próximo.

Dos atletas campeões diante do Sport/PE, vários podem ser aproveitados no elenco profissional. Até porque, em 2008, diversos titulares foram revelados em Porto Alegre e outros tantos apareceram ao longo do Brasileirão.

Jogadores como Heverton, Willian Magrão, Anderson Pico, Rafael Carioca, Mattioni e Douglas Costa ganharam oportunidades de ouro do técnico Celso Roth. Rafael, por exemplo, tornou-se titular absoluto e foi vendido para o exterior, garantindo lucro ao tricolor.

Das boas promessas para 2009 podemos destacar os jovens Collaço, lateral-esquerdo, Paulinho, que é volante, Mithyuê, meia e Rafael Martins, centroavante, goleador.

O menino Mithyuê, inclusive, tem uma história muito interessante. Ele começou no esporte, de fato, no futebol de salão.

Agora, devido à sua habilidade e por querer enfrentar novos desafios, mostra a ginga, movimentação e finalização como características de um jogador que tem tudo para arrebentar.

Foi ele o responsável por garantir a vaga do Grêmio na final, ao dar os dois passes para os gols no Gre-Nal semifinal. Além disso, foi importantíssimo na virada do jogo final contra o Sport, em que fez uma jogada linda na ponta direita para o gol de empate e, com um belo chute de fora da área, virou o jogo.

Professor

O responsável pela transição quadra-campo de Mithyuê foi um conhecedor do assunto, Paulo César Carpegiani, que tinha 18 anos quando trocou o futsal do Meca, de Erechim, pelos juvenis do Inter em dezembro de 1968.

Após dois meses de treinos, Carpegiani seguiu para o time profissional, onde foi treinado por Oswaldo Rolla.

Calma

Apesar das boas atuações, Mithyuê deve permanecer mais um tempo na equipe Sub-20, justamente para aprimorar as partes física e técnica. Quem sabe, ainda em 2009, no Brasileirão principal, ele comece a mostrar seu talento e ajude o Grêmio a conquistar o título que escapou por muito pouco este ano.

Promessas do Sul

O Internacional, apesar de não ter chegado à decisão do Brasileiro deste ano, é uma das equipes mais fortes da categoria e já revelou grandes atletas, como Alexandre Pato e Luiz Adriano, que brilharam na decisão de 2006, em que o colorado bateu o Grêmio por 4 a 0, além de Sandro, Tyson e outros que podem compor o elenco profissional ainda em 2009.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: