if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 3 de janeiro de 2009

Informal

Orlando Duarte

A reveladora Copa SP


O mais tradicional torneio de futebol da categoria júnior começa hoje em todo o estado de São Paulo, com 88 equipes lutando pelo título.
As equipes são divididas em 22 grupos com quatro clubes em cada um. O estado de São Paulo é a Unidade da Federação com o maior número de participantes, 42.
A primeira edição ocorreu em 1969 e desde então a Copa São Paulo surge como reveladora de craques do futebol. O maior exemplo disto é que muitos jogadores consagrados iniciaram em equipes de ponta ou desconhecidas justamente jogando a chamada “Copinha”.
Falcão, Jardel, Casagrande, Toninho Cerezo, Djalminha e Dener, entre muitos outros, como o próprio Kaká, hoje rei na Itália, surgiram de jogos emocionantes da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A partir de 1988 a Federação Paulista de Futebol passou a organizar a competição, que tem jogos disputados apenas no estado de São Paulo.
A cada ano mais equipes têm o interesse em participar, até porque muitos olheiros e empresários estão atentos às movimentações do mercado da bola e a “Copinha” deixou de ser apenas uma competição reveladora de novos craques.
Alguns deixam de ir para times profissionais do Brasil para ganhar destaque no futebol do exterior, o que deixa muitos atletas esperançosos e os clubes brasileiros preocupados.
Recorde
O Corinthians é o time com o maior número de conquistas. Foram seis títulos no total, enquanto o maior rival, Palmeiras, ainda não conquistou sequer um título.
Hegemonia
São Paulo é o estado com o maior número de títulos. Conquistou até aqui 22 contra 7 do Rio de Janeiro, 5 de Minas Gerais, 4 do Rio Grande do Sul e 1 de Santa Catarina, exatamente no ano passado com o Figueirense, que derrotou o Rio Branco, de Americana/SP na decisão.
Preparação
Em uma competição com tantos clubes fica difícil fazer um prognóstico, mas o Palmeiras terá bons jogadores e pode chegar longe na competição, enquanto São Paulo, Corinthians, Santos, Inter/RS, Grêmio e Fluminense aparecem como principais candidatos ao título.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: