if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Informal

Orlando Duarte

Atenção para contratações e transferências


No curto espaço de tempo entre o fim dos campeonatos estaduais e o começo do Campeonato Brasileiro, os clubes se aventuram no mercado do futebol para que tenham a oportunidade de montar um bom elenco, capaz de lutar pelo título, fugir do rebaixamento ou para obter apenas uma posição honrosa na competição.

Mas, a resolução da Confederação Brasileira de Futebol que impende um atleta de atuar por mais de uma equipe no campeonato, obriga os clubes a terem ainda mais cuidados nas contratações de jogadores, e os próprios atletas a pensar mais de uma vez na possibilidade de defender as agremiações que têm interesse em contratá-los.

Para o clube, caso o jogador não agrade nos primeiros jogos, resta rescindir o contrato, mas isso traz prejuízos técnicos e financeiros. Já para o atleta, a situação também é muito delicada, pois jogando uma partida com a camisa de um clube, ele não poderá atuar por outro da mesma divisão e, caso não se adapte, poderá perder o restante da temporada.

Seria interessante que o limite de seis jogos para os atletas continuasse, como nos anos anteriores, quando um jogador com seis partidas disputadas por clube “X” poderia se transferir para o clube “Y”.

A experiência deu certo nos campeonatos de pontos corridos, a cada ano mais equilibrados e surpreendentes, e poderia ter continuidade agora. Mas, já que foi feito, a atenção deverá ser redobrada, por parte de clubes e atletas profissionais.

Mercado

Marlos, do Coritiba, é sonho antigo do São Paulo Futebol Clube e deve mesmo disputar o Brasileirão com a camisa tricolor.

Mistério

O presidente palmeirense, Luiz Gonzaga Belluzzo, disse que o time pode contratar um jogador que vem de fora do Brasil para disputar exclusivamente o Brasileirão pelo alviverde.

Alguns no clube sonham com o meia Alex, campeão da Libertadores pelo verdão em 1999 e que também é sonho antigo do presidente Belluzzo. Mas, todos sabem que é bem difícil para Alex deixar o futebol turco, onde é ídolo do Fenerbahce.

Então, quem será o misterioso reforço que já tem tudo praticamente acertado com o clube?

Equilíbrio

Ney Franco aposta no equilíbrio entre as principais forças do futebol brasileiro para que o Botafogo conquiste bons resultados durante o Brasileirão e possa, até, brigar pelo título, que conquistou em 1995, quando tinha Túlio como destaque.

Sonho

Se for verdade o que os jornais espanhóis estão dizendo, que Kaká teria revelado a amigos que sonha em jogar pelo Real Madrid, não sei o que ambos, clube e jogador, estão esperando para selar um acordo.

Isso, porque todos nós sabemos que os dirigentes do clube merengue já investiram várias vezes para contratar o jogador, mas o Milan e o próprio atleta recusaram.

Proposta

O Benfica, de Portugal, pode ter em seu plantel dois brasileiros que já mostraram competência no que fazem: o técnico Luis Felipe Scolari e o goleiro Diego Cavalieri.

Felipão não tem boas lembranças do futebol inglês e Diego ainda não conseguiu um lugar entre os titulares do Liverpool. Sendo assim, poderiam desembarcar em Portugal para jogar pelo Benfica e lutar por títulos na temporada.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: