if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Informal

Orlando Duarte

Vascão de primeira


O Vasco da Gama tem provado a cada dia que o fato de ter caído para a segunda divisão, em 2008, não diminuiu sua força diante dos adversários e tradição quando entra em campo.

A goleada imposta pela equipe cruzmaltina sobre o Vitória deixa o time do técnico Dorival Júnior muito próximo da semifinal da Copa do Brasil, já que o rubro-negro baiano terá de fazer 5 gols de diferença no jogo de volta, em Salvador. É impossível? Não, mas é difícil, justamente pelo que o Vasco tem jogado.

Dois jogadores devem ser destacados: Carlos Alberto e Léo Lima têm feito a diferença a favor do Vasco com toque de bola eficiente, boas finalizações e jogadas que arrancam aplausos do torcedor.

Aliás, o torcedor do Vasco é outra figura importantíssima nesta temporada e merece elogios, pois não abandonou o time após o rebaixamento, tem marcado presença nas partidas em São Januário e transformado o estádio no velho, porém, efervescente caldeirão.

É bom que se diga que o Vasco goleou um time de Série-A, que é o Vitória e colocá-lo entre os favoritos ao título da Copa do Brasil não é nenhum absurdo, pois quando o Vasco chega, geralmente é para ganhar.

Beleza

A camisa do goleiro do Vasco, Fernando Prass, chamou a atenção pela beleza. A bandeira de Portugal caiu muito bem ao goleiro, que além de não sofrer gols, fez defesas importantes e seguras durante a partida.

Espaço

Marcos não rejeita a seleção brasileira, mas diz, humildemente, que outros goleiros, mais novos, inclusive, devem ganhar novas oportunidades na seleção até para serem trabalhados visando a disputa da Copa da África, em 2010, e do Brasil, em 2014.

Concordo com Marcos, mas como tenho em mente que os melhores jogadores devem sempre ser convocados, ele seria chamado para vestir a amarelinha mais uma vez.

Nilmar pelo Rei

Estive com Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que elogiou muito o gol de Nilmar, do Internacional, contra o Corinthians.

O Rei disse que o lance o fez imaginar grandes jogadas feitas por ele quando ainda desfilava pelos gramados brasileiros e internacionais e uma coisa o fez admirar o feito do atacante colorado ainda mais: o fato de ter driblado e não ter caído para cavar uma falta ou penalidade, algo comum entre os jogadores brasileiros.

Para Pelé, foi um lance genial, de clara categoria e eficiência, digno de um grande jogador.

Viagem

Pelé irá para os EUA. Estará na Califórnia e depois em Nova Iorque para tratar de alguns assuntos, antes de seguir para a África do Sul para destacar a imagem do Brasil na luta para receber os Jogos Olímpicos de 2016.

Quem deve estar na África, também, é o presidente dos EUA, Barack0 Obama, que deve fazer lobby por Chicago, uma das fortes cidades que lutam contra o Rio de Janeiro pela Olimpíada de 2016.

Obama é de Chicago, negro, batalhador, venceu na vida e tem demonstrado ser um grande líder. Já Edson Arantes do Nascimento, é negro, batalhador, foi craque, mas é de Três Corações. Obama é presidente e não Rei, como Pelé.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: