Informal
Orlando Duarte
Começou a Copa do Mundo
“Agora temos 5 anos de faculdade para receber o diploma final de curso, quando começarmos com o primeiro jogo e as provas finais, que serão os jogos restantes da Copa”. As primeiras declarações do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após o anúncio das cidades que irão receber os jogos da Copa de 2014, mostram que o Mundial para nós já começou.
O anúncio foi feito de maneira simples pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter e a entidade explicou como chegou à escolha das 12 cidades, sendo que 17 estavam na disputa.
A Fifa recebeu inúmeras informações de todas as candidatas. Depois, todas elas receberam visitas de comissários enviados especialmente pela entidade máxima do futebol. Depois disso, todos os departamentos verificaram o material desenvolvido e as 12 cidades da Copa foram, enfim, escolhidas.
Belo Horizonte terá o Mineirão como estádio, palco que será totalmente reformado e ampliado. Cuiabá tem o estádio Verdão, que terá sua capacidade aumentada, enquanto Curitiba, com obras orçadas em R$138 milhões, receberá os jogos na Arena da Baixada, que fechará o anel da arquibancada, aumentando a capacidade de 25 para 41 mil expectadores.
O Castelão será o estádio em Fortaleza, mas ele deverá sofrer redução em sua capacidade, para que possam ser instaladas cadeiras e o conforto prevaleça para os torcedores. Em Manaus, o estádio Vivaldão será reconstruído e terá cobertura para todos os assentos, enquanto em Natal, o estádio Machadão terá até hotéis e prédios comerciais.
Em Porto Alegre, o Beira-Rio receberá as partidas do Mundial e estima-se que o gasto com as obras seja de R$120 milhões. Já em Salvador, a Fonte Nova será totalmente reformulada e deverá receber 55 mil torcedores por jogo.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, provavelmente as cidades que acolherão, respectivamente, a abertura e a final do Mundial, Morumbi e Maracanã serão os estádios e os projetos já estão em desenvolvimento.
Brasília, a capital federal, e Recife terão novos estádios, mas todos em ambas as cidades já se mobilizam para o Mundial.
Todas as cidades viveram um domingo de 31 de maio inesquecível com festas, show, gritos de “Brasil!”, muita expectativa e contagem regressiva para que o maior vencedor das Copas do Mundo possa ter a honra de receber as seleções que almejam conquistar a mais valiosa de todas as taças.
Memória
Das sedes escolhidas, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo tiveram a honra de receber jogos da Copa do Mundo de 1950, mas o único estádio que será lembrado nos dois mundiais será o Maracanã.
Em BH, as partidas foram no estádio Independência; em São Paulo, no Pacaembu; em Curitiba, no Durival de Brito; em Porto Alegre, no Eucaliptos e no Recife, na Ilha do Retiro.
Brasileirão
A rodada do Campeonato Brasileiro foi especial exatamente pela escolha das cidades-sede da Copa 2014, pois os estádios estiveram lotados e o público vibrou no momento do anúncio feito por Joseph Blatter, em Nassau, capital das Bahamas.
Retorno
Dois atacantes merecem destaque na rodada do fim de semana: Obina, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras, e Adriano, o Imperador, que fez um belo gol de cabeça e emocionou a torcida rubro-negra.
Roland Garros
Depois de Djokovic e Ana Ivanovic, outro favorito a vencer Roland Garros foi derrotado: Rafael Nadal perdeu para o sueco Robin Soderling, 25º do ranking, e abriu caminho para Roger Federer, que deve ter ficado aliviado com a derrota do espanhol e, mesmo com dificuldades, bateu Tommy Haas, após um jogaço de mais de três horas e com cinco sets jogados.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário