if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

terça-feira, 9 de junho de 2009

Informal

Orlando Duarte

Enfim, Federer


Muitos foram os vencedores de Roland Garros, mas no último domingo o suíço Roger Feder, multicampeão, conquistou pela primeira vez o Grand Slam francês.

Sem ter de enfrentar o maior rival, Rafael Nadal, na decisão deste ano, Federer foi superior ao sueco Robin Soderling, surpresa do torneio, do início ao fim, aproveitando muito bem o primeiro serviço, jogando com tranqüilidade e mantendo o equilíbrio, fator indispensável aos grandes vencedores.

Nas vezes em que foi derrotado por Nadal, como ano passado em Roland Garros e Wimbledon, Roger Federer, como ser humano que é, chorou. Domingo, porém, derramou lágrimas de alegria, principalmente por igualar a marca de Pete Sampras, maior vencedor de Grand Slams, com 14 títulos na carreira, sendo que ainda tem apenas 27 anos e poderá levantar muitos troféus.

O responsável por entregar o troféu a ele foi outro grande tenista, o norte-americano André Agassi, que brilhou nas quadras pelo mundo e agora teve a oportunidade de ver um dos maiores tenistas de todos os tempos se emocionar com a conquista de um título tão sonhado.

Falha

Uma falha na segurança fez com que um torcedor invadisse a quadra durante a final de Roland Garros. O “fã” foi abraçar Federer que, por um momento, chegou a perder a concentração logo depois que os seguranças retiraram o homem.

São coisas que acontecem, mas que precisam ser evitadas, principalmente num torneio tradicional como o de Roland Garros.

Histórico

É preciso dizer que a seleção brasileira conquistou mais do que um feito histórico, em Montevidéu. Além da goleada sobre o Uruguai, o time de Dunga mostrou evolução dentro de campo.

Mesmo assim, nossos jogadores erraram muitos passes, algo que deve ser acertado até amanhã para o jogo diante do Paraguai. É bom destacarmos também nossa forte defesa e o incrível Júlio César, que vive uma fase espetacular.

Com a boa fase da defesa brasileira, com Juan e Lúcio firme na marcação e nos desarmes, a melhora nos passes e o acerto entre os atacantes, que têm feito boas partidas, a tendência é que o time jogue cada vez melhor.

Nilmar

Amanhã, diante dos paraguaios, tudo leva a crer que Dunga dará uma chance a Nilmar, que há tempos merece um lugar na seleção. Lamento, porém, que o atacante colorado não tenha entrado contra o Uruguai já para se acostumar ao estilo de jogo dos companheiros.

Garantidos

Os primeiros classificados ao Mundial de 2010 são, além da anfitriã, África do Sul, Holanda, Japão, Coréia do Sul e Austrália. Esperamos que o Brasil conquiste o direito de novamente buscar o título e se confirme como o único país a participar de todas as edições da Copa do Mundo da FIFA.

Crítica

Os árbitros não estão bem no Brasileirão. Na partida entre Cruzeiro e Inter Antônio Hora Filho permitiu que Bolívar fizesse inúmeras faltas e ainda deixou de dar um pênalti para a equipe mineira.

Em Florianópolis, o atacante tricolor, Borges, foi agarrado, empurrado e Leonardo Gaciba não marcou penalidade. Não se pode ter medo de marcar pênaltis. Está na regra. Tiro direto de dentro da área é pênalti e tem de ser marcado.

Cuidado

Fábio Costa tem de respeitar seus companheiros de profissão, pois ele colocou em risco a carreira de dois deles, Nunes e Gustavo Nery. Por mais temperamental que seja o goleiro santista precisa se comportar.

Depois, não adianta ir ao hospital, dizer que perdeu a cabeça porque foi momento do jogo e pedir desculpas.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: