if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Informal

Orlando Duarte

Mudanças positivas


A seleção brasileira foi bem melhor no segundo jogo da Copa das Confederações e, ao se garantir na semifinal da competição, pode agora respirar e jogar com mais tranqüilidade, diante da Itália, apesar de lutar pelo primeiro lutar do grupo B.

As mudanças de Dunga surtiram efeito. O lateral André Santos, por exemplo, foi muito melhor do que Kléber e deve ser titular até o fim, pois tem futebol para isso. Miranda foi perfeito ao lado de Lúcio e provou que temos uma defesa confiável para a Copa de 2010.

Agora, Ramirez foi figura importante durante o jogo. Mostrou vitalidade, visão de jogo e excelente toque de bola, assim como Maicon, que deu um nó na cabeça de Dunga, pois o treinador brasileiro tem dois ótimos laterais, Maicon e Daniel Alves, certos de que estarão no Mundial se nada de anormal acontecer.

Kaká não foi brilhante, mas conseguiu ser objetivo e importante nos passes e contra-ataques, assim como Robinho, que melhorou de um jogo para o outro. No domingo, contra a Itália, teremos um clássico de gigantes e o Brasil poderá mostrar porque é um dos favoritos.

Zico

O brasileiro Zico continua no exterior. Ele que foi brilhante no Japão está brilhando na Rússia e diz que está se esforçando no trabalho para esquecer as saudades do Brasil e se acostumar com o clima e com a nova vida.

Zico é muito competente. É um técnico que gosta de trabalhar o jogador, pois sabe que se o atleta estiver bem, o conjunto vai bem. Ele destacou, recentemente, que aprendeu muito com alguns dos grandes treinadores do futebol brasileiro e que para ele, Zico, são muito importantes.

Fala em Telê, um treinador que preservava o futebol coletivo e era fã dos profissionais dedicados. Falou também em Coutinho e Carpegiani, seus comandantes no Flamengo, destacando as inovações táticas que ambos fizeram.

Além deles, o galinho disse que aprendeu muito com o estilo de treinamento de Brandão, que era um verdadeiro paizão, muito capaz, competente. E, para um jogador do nível dele falar isso do Brandão, é porque o treinador foi mesmo um dos melhores.

Citando outros e afirmando que aprendeu com todos eles, Zico destacou seu irmão, Edu Coimbra, também ótimo profissional.

Para ele, a única coisa que não passa pela cabeça é treinar a seleção brasileira, já que Dunga está bem no comando e tem de continuar trabalhando.

Esperamos, então, que ele tenha sucesso mais uma vez na Europa, pois é um entendedor e apaixonado assumido por futebol, além de ter sido um dos grandes craques do futebol mundial.

Adeus

Foi flagrante a conquista de espaço do Nacional/URU no jogo diante do Palmeiras, além das substituições e dos pênaltis não marcados, que classificam como péssima a arbitragem do equatoriano Carlos Vera, que absurdamente não marcou dois penais em favor do time alviverde e deu apenas três minutos de acréscimo, quando o certo era apontar, no mínimo, seis minutos.

Muito próximo

O Corinthians está próximo, muito próximo da conquista da Copa do Brasil, mas precisará tomar cuidado com D’Alessandro e Nilmar no jogo de volta, no Beira-Rio, pois o Inter é um bom time.

Mas, com Ronaldo marcando gols e Felipe mantendo a ótima fase, o Corinthians pode explorar os contra-ataques e voltar do Rio Grande do Sul com a taça nas mãos, assim como em 1995, quando faturou seu primeiro título do torneio.

Avanço

A seleção sul-africana, apesar das adversidades, tem melhorado muito, com um toque de bola envolvente e jogadores rápidos, que podem conquistar a classificação para a semifinal da Copa das Confederações.

É um futebol vistoso, que merece respeito, pois os africanos já aprontaram das boas no futebol, inclusive contra o Brasil, como já fizeram Nigéria, Camarões...

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: