if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

terça-feira, 23 de junho de 2009

Informal

Orlando Duarte

Os erros de sempre...


Não é de hoje que árbitros e assistentes do futebol brasileiro têm cometido erros cada vez mais graves. E, apesar de torcer para que a arbitragem melhore, temo pelo que ainda possa acontecer neste Campeonato Brasileiro.

O assistente Guilherme Dias Camilo invalidou, no último sábado, gol legítimo do atacante Obina, do Palmeiras, o que causou revolta em toda a diretoria alviverde, com razão. O Palmeiras tem todo o direito de se aborrecer com estes e outros erros que têm prejudicado o time no Brasileirão (e também na Libertadores, como aconteceu na semana passada).

No domingo que venceu o Cruzeiro, no Palestra Itália, o Verdão teve um gol validado que não foi, mas tinha sido prejudicado no clássico contra o São Paulo, quando não teve dois pênaltis marcados.

O Santos é outro time que tem bastante para reclamar, pois o árbitro Djalma José Beltrami fez uma enorme lambança no jogo entre o Peixe e o Atlético/MG. Pergunto: não seria melhor um cronometrista para cuidar apenas disso durante os jogos?

Sempre defendi essa ideia e ressalto a importância dela, pois não teríamos erros como o de domingo, na Vila. No gol do Santos, que seria o de empate, não houve irregularidade e o time paulista foi prejudicado.

Erros, ainda mais os últimos, acontecem, mas a Comissão de Arbitragem da CBF deve fazer um trabalho especial com os árbitros para melhorar a qualidade e evitar que o Campeonato fique lembrado apenas pelos inúmeros equívocos.

Show

Em mais um jogo da Copa das Confederações, o Brasil impôs um ritmo alucinante e sequer deu chances para o adversário, que, desta vez, era a Itália, atual campeã mundial.

É preciso destacar duas figuras importantes na seleção de Dunga, Ramirez e Luis Fabiano, que já conquistaram a confiança do treinador, sendo que o meia foi o diferencial das partidas diante de EUA e Itália, praticamente colocando-se à disposição para que Dunga quebre a cabeça, mas o escolha para o jogar o Mundial do ano que vem.

Já Luis Fabiano, é um excelente finalizador. Provou ser goleador jogando pela Ponte Preta, pelo São Paulo e agora jogando no futebol espanhol e também agarrando sua oportunidade na seleção brasileira.

Posso dizer com toda a certeza que Luis Fabiano seria um 9 à altura das tradições para jogar a Copa do Mundo, pois é brigador, não gosta de perder e finaliza como poucos.

Muricy

Quando escrevemos o Informal para o fim de semana, havia uma dúvida, mas a diretoria do São Paulo confirmou a saída de Muricy apenas na noite de sexta-feira, fazendo com que, infelizmente, não pudéssemos comentar esta decisão da cúpula tricolor.

Mas, hoje ainda estamos em dia para dizer que o São Paulo errou ao dispensar Muricy Ramalho, pois mesmo sem saber da saída do treinador, a coluna de sábado foi para o ar destacando exatamente os pontos positivos e mostrando a carreira vitoriosa de Muricy a frente do São Paulo Futebol Clube.

Ricardo Gomes é uma aposta. Essa aposta pode dar certo, mas também pode não dar e por isso acredito que o São Paulo, acostumado ao “estilo” Muricy deveria mantê-lo como comandante e mexer apenas no elenco de profissionais.

Quem não está satisfeito e não se enquadra no que é determinado pelo comandante, que peça para sair. Infelizmente, se Muricy “perdeu o comando”, como dizem alguns, muito se deve ao fraco desempenho dos jogadores.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: