if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 1 de agosto de 2009

Informal

Orlando Duarte

Um país orgulhoso


A manhã de sexta-feira para os brasileiros foi diferente. Encontramos nos jornais do país o registro da vitória de César Cielo em Roma, algo que nos encheu de orgulho.

O nadador já tinha conquistado o coração dos brasileiros com o ouro nos 50m nos Jogos Olímpicos de Pequim. Agora, na prova mais charmosa da natação, os 100m, que já teve grandes vencedores, como Alexander Popov, Pieter Van de Hoogenband, Alain Bernard e Eamon Sulivan, Cielo fez o Brasil chorar...de alegria.

Um nadador brasileiro não era campeão mundial, seja em qualquer prova, desde 1982, quando Ricardo Prado foi ouro nos 400m medley (4m19s78), no Equador. Assim, a vitória tornou-se ainda mais significativa e importante para o esporte nacional.

É preciso, aqui, registrar o esforço de César Cielo, que foi para fora do Brasil exatamente para se preparar para as vitórias, para se tornar um grande vencedor. O carinho dos familiares, o apoio, a educação, a coragem e o espírito vencedor de Cielo fizeram com que ele chorasse em Roma como fez em Pequim.

Suas lágrimas para nós, Cielo, são tão emocionantes como suas braçadas e seu soco na água dentro da piscina. Parabéns, campeão!

Encanto

A imprensa italiana destacou o brasileiro, como um Deus da piscina, dando créditos a excelente prova de Cielo, que concorria com grandes nomes da natação, como os franceses Alain Bernard e Frederick Bousquet.

Musa

A italiana Federica Pellegrini surgiu para encantar não só ao povo italiano. A maravilhosa nadadora, além de linda, é uma esportista talentosa e determinada e reinou de forma soberana em Roma.

Força

Se o equilíbrio já ficou claro na série-B do Brasileirão, está na hora de o Vasco mostrar que pode vencer mais jogos fora de casa para voltar às primeiras posições.

Hoje, diante do Juventude, na fria, porém, lindíssima Caxias do Sul, o time de Dorival Júnior precisa de uma vitória, caso contrário, terá uma semana conturbada de trabalho.

Distância

Essa é a palavra chave para o Botafogo, que deseja se distanciar da zona de rebaixamento a partir do jogo de hoje, em casa, contra o Barueri.

A equipe paulista tem surpreendido neste Brasileirão e já tirou muitos pontos dos grandes clubes, mas isso não assusta o elenco alvinegro, que está motivado e se apega nas últimas boas exibições do time para confiar na vitória.

Desafio

Muricy comandou um jogo e já se tornou líder do Campeonato Brasileiro, o que mostra que, além de competente, o treinador tem uma estrela que brilha mais do que muitos imaginam.

Diante do Sport, na Ilha, mesmo estádio em que o Verdão eliminou a equipe pernambucana da Libertadores deste ano, Muricy sabe que terá grandes dificuldades, principalmente pelo fato de o Leão estar na zona de rebaixamento.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: