if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Informal

Orlando Duarte

Centenário: o palco da decisão


Uruguai e Argentina decidirão logo mais, no estádio Centenário, quem estará no Mundial de 2010, na África do Sul, num jogo que promete ser emocionante do início ao fim.

Primeiro, pela rivalidade entre uruguaios e argentinos, que decidiram um Mundial, o primeiro, em 1930, exatamente no Estádio Centenário, construído exclusivamente para a disputa da Copa do Mundo daquele ano.

Na ocasião, a celeste olímpica bateu os argentinos por 4 x 2 e fez a alegria do povo uruguaio, que foi muito receptivo ao primeiro campeonato do mundo.

Depois, eles se enfrentaram em outras competições, como Copa América e Eliminatórias, mas esta será, talvez, a grande decisão desde o Mundial de 1930, pois garantirá (ou não) um lugar ao sol.

A Argentina está com moral, depois de vencer de maneira incrível a seleção peruana, que parecia frágil, mas impôs enormes dificuldades ao time de Maradona.

O Uruguai, em casa, além de contar com o apoio do torcedor, também vem com muita força para o jogo, pois venceu de virada o Equador, adversário na luta pela vaga direta ou, no mínimo, para a repescagem.

Vencer em Quito não é fácil. A seleção brasileira, de Dunga, não o fez. A Argentina, muito menos. Enquanto o Brasil empatou (1 x 1), os argentinos foram derrotados (2 x 0).

Portanto, as duas seleções têm motivos de sobra para estarem animadas com o confronto. A derrota pode ser fatal, mas a vitória (que é o que ambas almejam), triunfal.

Magia

O Chile deve sua classificação ao Mundial a duas figuras interessantes: Bielsa e Valdívia.

O técnico argentino, Marcelo Bielsa, comandou com firmeza seu esquadrão, e o Mago Valdívia, ex-Palmeiras, recuperou o bom futebol e fez chover dribles e gols na Colômbia, sendo importante para sua seleção na vitória diante da Colômbia, por 4 x 2.

Altitude

O Brasil quase terminou as Eliminatórias de forma invicta, mas a Bolívia, se destacarmos apenas os confrontos contra a seleção brasileira, terminou a competição invicta.

No Rio de Janeiro, houve empate em 0 x 0 e, em La Paz, vitória boliviana por 2 x 1.

O que ficou claro é que, de fato, é impossível a prática do jogo numa altitude como a da cidade de La Paz. Muitos jogadores sentiram, como o palmeirense Diego Souza, que teve tonturas antes mesmo de a bola rolar e não pôde ser o craque que veste verde com a 10 amarelinha.

La Paz deve ser proibida de receber jogos “Fifa”, como já disse, pelo bem dos esportistas e de quem vive do futebol.

Sorte

...de campeão tem o Palmeiras. O time tropeçou novamente nas próprias pernas, mas foi ajudado pelos maus resultados de São Paulo, Inter/RS, Atlético/MG e Goiás, e manteve a liderança com cinco pontos de vantagem para o tricolor do Morumbi.

Chegando

Enquanto o Santos, que ainda sonhava com a Libertadores, parou de vez, Flamengo e Cruzeiro entraram com tudo na briga por uma vaga na competição sul-americana.

Clássico

Imaginem como será o Palmeiras x Flamengo do próximo domingo, com Adriano, Diego Souza, Petkovic, Vagner Love, Marcos, Edmílson e outros bons jogadores em campo.

Com certeza, será uma final antecipada, pois o Flamengo, por que não, também pode sonhar com o título. Muita coisa pode acontecer nas próximas nove rodadas.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: