Informal
Orlando Duarte
A evolução das camisas
Em 2009 ganhamos uma obra interessantíssima sobre a história das camisas de grandes times do futebol: “A História das Camisas dos 12 Maiores Times do Brasil”, escrito por Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues.
No livro, notei uma incrível evolução nas camisas das equipes brasileiras, em especial as citadas (Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Atlético/MG, Inter/RS, Grêmio, Vasco, Fluminense, Flamengo e Botafogo).
Como eram lindas as camisas listradas, como as de Grêmio, Santos, São Paulo e Fluminense, com o número em cor diferente atrás: um charme, difícil de ser repetido atualmente.
Mas, há coisas boas nas camisas atuais. A tradição de algumas agremiações está sendo resgatada, como é o caso do Palmeiras, com a belíssima camisa azul, em homenagem à Itália, país que deu origem ao Palestra Itália, após viagem ao Brasil de duas equipes do cálcio italiano.
A obra conta um pouco da história das camisas e faz até com que os que não gostam de futebol se apaixonarem. Vale a pena conferir.
Beleza
Ultimamente o departamento de marketing dos clubes aposta na beleza dos uniformes para atrair patrocinadores e torcedores, que podem fazer as vendas aumentarem.
Neste aspecto, camisas de Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Corinthians e até uma preta, da Portuguesa, entraram no mercado e foram muito bem aceitas pelos torcedores.
8
Com oito rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, cresce a expectativa para sabermos quem será o campeão. Nada está definido.
Em 2008, quando todos pensavam que o Grêmio já havia faturado, o São Paulo cresceu e ficou com o tri.
Maravilha
Túlio está muito próximo dos 900 gols na carreira, segundo contagem do próprio jogador. Agora, sua missão é chegar ao milésimo, assim como Pelé e Romário.
Como tem saúde de sobra e sabe fazer gols, creio que Túlio ainda tem um bom caminho para trilhar nos gramados brasileiros.
Sonho
O desejo do atacante, ídolo da torcida botafoguense, é marcar o milésimo com a camisa do Botafogo/RJ, no Maracanã.
Se disputar um Campeonato Carioca, ele deve chegar à marca rapidamente, pois sabe os caminhos, conhece os adversários e tem o apoio do torcedor.
Atualmente, Túlio está no Botafogo-DF, que luta para subir à elite do futebol brasiliense.
2010
A F-1 foi muito disputada na temporada 2009, mas a maior expectativa cai sobre a disputa entre Massa e Alonso no próximo ano, já que ambos serão companheiros na Ferrari.
Massa é experiente e não creio que terá problemas com o espanhol, que não engoliu o jovem Hamilton em seu primeiro e único ano de Mclaren.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Carta Aberta da Vinícola Aurora
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário