Informal
Orlando Duarte
A força da Ilha
O Sport/PE foi campeão do Brasil em 2008 por ter um time bem montado pelo técnico Nelsinho Baptista e também por fazer de seu estádio, Ilha do Retiro, uma verdadeira Bombonera brasileira.
O goleiro Marcos, do Palmeiras, após a desclassificação do Verdão da competição em que o Leão sagrou-se campeão, disse que “jogar na Ilha era pior do que em La Bombonera”. Pois, quem jogou lá, sabe que a pressão é muito grande mesmo.
Neste domingo, o Sport/PE tentará transformar novamente sua Ilha num caldeirão, para o jogo diante do Corinthians, na reedição da final da Copa do Brasil, mas que também vale como final para o time pernambucano, que, ao contrário do Corinthians, já sem pretensões no Brasileirão, luta contra o rebaixamento.
O torcedor do Sport/PE tem ajudado nos momentos de pressão, como diante do Santos, jogo em que o time não correspondeu. Agora, novamente contra um paulista, a expectativa é que a atuação seja igual ou melhor do que a da última rodada, fora de casa, contra o Goiás.
Se jogar compenetrado apenas neste jogo, esquecendo da posição atual na tabela, mas com consciência e aplicação tática, o time de Péricles Chamusca pode sair da incômoda situação e até escapar do rebaixamento.
A força da Ilha do Retiro pode ajudar o Sport/PE e o Corinthians sabe muito bem o quanto o estádio pesa num jogo como este.
Pernambuco
O Estado tem grande parcela nas boas médias de público em campeonatos nacionais, já que torcedores de Náutico e Sport na série-A e Santa Cruz, na D, prestigiam a competição.
Se as duas equipes da primeira divisão forem rebaixadas, isso não deve mudar, mas torço pela permanência destas equipes, que abrilhantam o futebol com a paixão de seus torcedores.
Jogão
Palmeiras e Flamengo querem o título brasileiro. O Fla, quem diria, ainda sonha com a taça, já que nas últimas rodadas tem vencido seus adversários (jogando muito bem, diga-se de passagem).
Com isso, teremos um jogo aberto no Palestra Itália, até porque o Palmeiras não pode mais perder pontos, pois pode ver os times que estão abaixo se aproximarem ainda mais.
Selecionáveis
Diego Souza e Adriano fazem falta a qualquer equipe. Pelo menos um deles deve estar no próximo Mundial, na África do Sul, sendo que o Imperador tem mais chances.
Hoje, ambos estarão em campo com o sentimento de que poderiam ter feito mais por seus clubes no Brasileirão, já que os jogos contra Bolívia e Venezuela de nada valiam para o Brasil nas Eliminatórias.
Contas
O Grêmio pode tropeçar apenas uma vez, desde que vença oito jogos ainda neste Brasileiro. Só assim a equipe gaúcha terá como se classificar à Copa Libertadores 2010, sonho da diretoria e do técnico Paulo Autuori.
Hoje, contra o Coritiba, ninguém pensa em tropeço, até porque o Grêmio é o time de melhor campanha dentro de casa e o Coritiba luta contra a queda.
Oportunidade
Contra o Botafogo, o Cruzeiro tem a chance de encostar de vez no G-4, mostrando que deixar o Brasileirão de lado nas primeiras rodadas pode ter custado o título nacional ao Cruzeiro, que tem elenco e treinador para isso.
Torcida
A torcida do Fluminense confia no time e deve comparecer em bom público ao Maracanã para apoiar seus atletas diante do Inter/RS.
Uma vitória dá moral ao tricolor para escapar do rebaixamento, mas, uma coisa é certa, como já exemplifiquei em outras rodadas: se perder, as coisas se complicam ainda mais.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Carta Aberta da Vinícola Aurora
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário