if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Informal

Orlando Duarte

Altos e baixos

O Campeonato Brasileiro chega à última rodada com algumas considerações interessantes que podem ser feitas depois de 37 rodadas emocionantes.

Tivemos uma incrível presença de público este ano, mesmo com ingressos mais caros devido à presença de figuras como Vagner Love, Adriano e Ronaldo nos gramados brasileiros.

Mas, de qualquer forma, há de se considerar que o povo brasileiro, apaixonado por futebol, tem prestigiado seus times de coração.

Outra questão a ser destacada é que, agora, todos os clubes começam a pensar nos pontinhos bobos que perderam. Mas, podem ter certeza que estes pontos não são recuperáveis e deve ser lembrados no Brasileirão do ano que vem.

No que diz respeito à arbitragem, erros graves e grotescos, como o de Simon, no jogo Fluminense x Palmeiras, não devem ser perdoados. Já os mais comuns são tolerantes e podem até passar, pois o árbitro é humano e também de o direito de errar (apenas uma vez!).

Deveríamos ter dois árbitros, cronometrista, pequenas coisas para melhorar a arbitragem e que podem ser feitas sem que atrapalhe o sono da Fifa.

Mas, no geral, tivemos um Brasileirão emocionante, assim como nos últimos anos, provando que o sistema de pontos corridos continua premiando o time que tem o melhor planejamento durante toda a temporada.

Menos pontos

São Paulo, Santos, Cruzeiro, Corintians, campeões da era dos pontos corridos, conquistaram mais pontos para ser campeão, mas nem por isso se apagará o brilho do campeonato deste ano, talvez mais disputado do que as edições anteriores.

2016

A Fifa vai indicar São Paulo para a sede do futebol da Olimpíada de 2016. Isso já aconteceu em outros países, não é exclusivamente aqui no Brasil.

Esta pode ser considerada uma medida inteligente, para que o Engenhão e o Maracanã não tenham problemas com o futebol. É importante dividir bem as tarefas na olimpíada de 2016

Mundial

Nada mais justo que o Brasil se candidate a sediar o mundial feminino da Fifa, pois temos grandes estrelas e nos destacado nas últimas competições organizadas pela entidade, seja de clubes ou seleções.

Começou

Já teve início uma das temporadas que promete ser das mais disputadas da NBA. Alguns atletas brasileiros devem se destacar. Leandrinho, Nenê e Varejão tentarão o título da Liga.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: