Informal
Orlando Duarte
Se o Brasileirão fosse comum...
Se o Campeonato Brasileiro fosse comum, teríamos uma agremiação com o título assegurado faltando oito ou nove jogos para o fim da competição.
Teríamos apenas um artilheiro: aquele jogador experiente, que retornou ao Brasil para provar sua majestade ou, então, uma jovem revelação, disposta a provar que “chegou para ficar”.
Teríamos jogos sem graça, sem emoção. Muitos 0 x 0, outros tantos placares 2 x 1, e pouquíssimas pessoas nos estádios, fazendo com que a média de público da temporada fosse bem menor do que nos anos anteriores.
Caso a disputa fosse à última rodada, teríamos dois times tradicionais lutando pelo título. Ambos com treinadores consagrados em busca de mais uma conquista, sendo que um deles tem no ataque o grande potencial de seu time, e o outro, vê na defesa a inspiração para que o clube alcance a tão sonhada taça.
O fato é que o Brasileirão 2009 não é comum. Está muito mais para anormal do que normal. Só terá o seu campeão na última rodada, sendo que quatro times lutam pela taça.
Sim, é incrível. Quatro equipes podem comemorar o título de 2009 no próximo domingo. Flamengo, o novo líder da competição, Inter/RS, antes esquecido, agora fortalecido, Palmeiras, eternamente pressionado, porém, vivo, e São Paulo, de quase hepta a quarto colocado.
Só não incluo o Cruzeiro nesta lista, transformando em cinco os times com totais condições de conquistar o título na última rodada, porque o time mineiro, além de ter sido vice na Libertadores (fato que o fez desandar no primeiro turno), tropeçou muito na segunda metade do torneio.
Também não incluo Grêmio, Atlético/MG e Goiás porque estas equipes não mantiveram a necessária regularidade na competição. Viveram altos e baixos durante o campeonato e sequer conseguiram chegar à Libertadores.
Para Goiás e Grêmio a situação já era até esperada, mas para o Atlético/MG de Celso Roth, que sonhou com o título e liderou o Brasileirão por algumas rodadas, foi um duro golpe.
Mala
É hora da mala branca. O assunto da moda no futebol deve pegar nos próximos dias, já que tudo pode acontecer na última rodada do Brasileirão.
Que jogo
Goiás x São Paulo fizeram uma partida de dois times que lutam pelo título. O São Paulo foi melhor no primeiro tempo, buscou o jogo, os gols, a vitória. Mas, o Goiás, jogando em casa, se impôs, equilibrou, empatou e virou o jogo no primeiro tempo, e esperou o segundo para liquidar a fatura.
Com pouco mais de esforço, o Goiás estaria brigando de igual para igual com Fla, Inter, São Paulo e Palmeiras, sendo que conta com um belíssimo reforço chamado Serra Dourada.
Estrela
Andrade tem muita calma e estrela. No último domingo, ele mesmo disse que a situação estava complicada e que o São Paulo teria se aproximado do título após o tropeço rubro-negro no Maracanã.
Agora, depois do revés tricolor e da vitória do Mengão diante do Corinthians, a postura de Andrade não muda. Pés no chão, o treinador pode ser premiado com sua primeira grande conquista no domingo, em pleno Maracanã, palco de tantas glórias como jogador.
Antológico
Diego Souza fez um gol espetacular, dificilmente visto no futebol. Algo que mostra a categoria, a visão de jogo e a coragem do camisa 7 palmeirense, que ficará marcado para todo o sempre.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Carta Aberta da Vinícola Aurora
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário