if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 28 de novembro de 2009

Informal

Orlando Duarte

Democracia no futebol


A eleição presidencial no Santos Futebol Clube noz faz pensar na importância da democracia para o futebol.

A chance de haver um debate entre os candidatos Marcelo Teixeira e Luis Álvaro Ribeiro, antes do pleito, que acontecerá no próximo dia 06/12, reflete a importância do cargo seja qual for o clube, brasileiro, principalmente, já que esta prática tem sido comum nos últimos anos.

Debate é sempre bom, porque cada candidato pode mostrar sua real intenção e suas ideias, a serem colocadas em prática em caso de vitória.

O correto, claro, seria um debate em alto nível, com um mediador imparcial e responsável, sendo realizado num estádio de uma grande emissora de TV.

Mas, não vejo problema em fazer o debate na própria Vila Belmiro, desde que haja segurança, acesso à imprensa e, acima de tudo, cordialidade e respeito entre os postulantes ao cargo de presidente.

O futebol merece ser tratado com respeito e um clube da grandeza do Santos Futebol Clube, bicampeão mundial, tem de ser tratado como merece, pela tradição e, acima de tudo, pelo amor do seu torcedor.

Proposta

Na proposta de debate, Marcelo Teixeira, atual presidente e que disputa pela situação, define que o debate será dividido em seis blocos.

Contraproposta

Com a contraproposta da oposição, há de se ter um equilíbrio, para que o debate ocorra com as regras estabelecidas e sem dificuldades para serem cumpridas.

Reforços

O Palmeiras já começou a pensar no futebol para 2010. Pelo menos três nomes fortes devem reforçar o time.

O único problema é saber se a equipe alviverde estará ou não na Copa Libertadores, grande desejo da cúpula para a próxima temporada, já que os rivais Corinthians e São Paulo devem se preparar como nunca pelo título.

Revelação

Breno, zagueiro revelado por Muricy no São Paulo, pensa em voltar ao futebol brasileiro. Dois times já tentam repatria-lo: o São Paulo, clube que o revelou, e o Corinthians, que também precisa contratar jovens atletas.

Mas, pergunto: o Palmeiras, com o comandante que o descobriu, não poderia contrata-lo? Isso porque o time perdeu Mauricio e deverá se reforçar também neste setor em 2010.

Nada feito

Silas não deverá mesmo permanecer n o Avaí. Será, portanto, mais um nome para treinar uma grande equipe na próxima temporada.

Como o Grêmio está com dificuldades e parece ter desistido de Dorival Júnior, Silas pode ser uma boa opção para o comando tricolor.

Confiante

A torcida do Fluminense está, sim, confiante na conquista do título da Sul-Americana. Por mais difícil que seja, os torcedores continuam comprando ingressos para o jogo e prometem não abandonar o Fluzão neste momento de dificuldade.

Torcida boa é assim mesmo. Nos momentos difíceis, permanece ao lado do time, sem deixar a peteca cair.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: