Informal
Orlando Duarte
Tabu: mantido ou quebrado
Hoje, é fato. O Palmeiras amplia o tabu diante do Corinthians ou o time do técnico Mano Menezes quebra o tabu que já dura pouco mais de três anos. Novamente os times jogarão em Presidente Prudente, uma região tranquila, cidade próxima à minha Rancharia.
Em Prudente, faz muito calor e os dois times terão de suar a camisa para conquistar os três pontos, numa partida em que tudo pode acontecer.
Dizer que o Corinthians não tem mais pretensões no campeonato é algo muito perigoso, já que o timão terá o arquirrival pela frente e conta com a estrela de Ronaldo, que marcou seu primeiro gol no retorno ao futebol brasileiro justamente contra o Palmeiras, e em Presidente Prudente.
Seria demais arriscar uma vitória do Corinthians? Sim, seria. E do Palmeiras, então? Também. Não dá para fazer prognósticos, pois estas duas equipes têm tradição, se respeitam e despertam uma incrível paixão.
Logo mais, quando a bola rolar no bom gramado do estádio Eduardo José Farah, saberemos se o Palmeiras continua com a bala para o título ou se o timão irá se despedir do Brasileirão com dignidade e atrapalhando o rival.
Decisões
Desta vez, não são os dois times que brigam pelo título, mas Palmeiras e Corinthians já fizeram duelos inesquecíveis.
A academia palmeirense conquistou títulos e venceu o Corinthians em diversas oportunidades. Dominou o Brasil com a dupla Dudu/Ademir dando show nos gramados do país.
A democracia corintiana fez do Palmeiras um freguês fiel, com vitórias esmagadoras num período em que o time alviverde amargava jejum de títulos.
No inicio da década de 1990, o Palmeiras de Wanderley Luxemburgo venceu três vezes o Corinthians em finais, sendo uma delas a que decretou o fim da fila.
Depois, o Timão deu o troco no Paulista de 1995, mas na Libertadores deu Verdão de novo.
O dérbi é um clássico charmoso, que atrai multidões, seja em Presidente Prudente, seja em São Paulo (ou até na Bahia, como já aconteceu, no Troféu Maria Quitéria, em 1998).
Titulo e rebaixamento
Inter e Botafogo estão na disputa pela taça, no caso do colorado, e para fugir da série-B, no caso do time carioca.
Lembro que o Flamengo teve boa atuação no Beira-Rio e que o Botafogo conquistou um bom resultado fora de casa, diante de uma equipe que lutava pelo título, o Goiás.
Com isso, não se pode achar que o jogo será fácil. As equipes que estão na parte de baixo da tabela têm dado a vida por três pontos e podem complicar para os “primeirões”.
Futuro
O Fluminense terá um teste e tanto contra o Cruzeiro. Se vencer, poderá, sim, escapar da segunda divisão. Mas, se perder, dará praticamente adeus.
Avante
O Cruzeiro está embalado e mira o sonho de disputar a Copa Libertadores, para vencer o tricolor carioca, hoje.
Fred desta vez estará do outro lado e Adilson Baptista sabe que terá de marcá-lo para conter a reação do Flu no campeonato.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Carta Aberta da Vinícola Aurora
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário